O homem de 1 metro e 70

Certa vez o homem de 1 metro e 70 foi ao médico para saber se havia alguma coisa de errada com sua altura, este o assegurou:

–         Meu caro, o mundo foi feito para o homem de 1 metro e 70. Fique tranquilo, sua estatura é digna de passar por todas as portas. Você não é suficientemente alto para dar com a cabeça no batente nem extremamente baixo a ponto de não alcançar a maçaneta. Vá sossegado.

Por aí foi o homem de 1 metro e 70, convicto de que a existência o prometia uma trajetória de sucesso. E realmente o percurso não o ofereceu nenhum susto. Passou por tantas portas quanto era possível. Nenhuma passagem lhe parecia intransponível, bastava apenas utilizar-se do método adequado: um passo após o outro.

Um belo dia, no entanto, o homem de 1 metro e 70 passou por uma noite difícil. Sofria de sérios problemas digestivos. Tentou deitar-se mas caiu, a cama parecia ter encolhido. Ficou furioso.

Após uma noite em claro retornou ao médico que havia consultado outrora:

–         Doutor, o senhor me prometeu uma vida plena mas tudo o que sinto é cansaço. Por que minha cama não me quer?

–         É evidente, você passou por tantas portas que isso constitui a essência de sua vida, quando tentou se deitar não encontrou sentido em descansar. Sua cama não encolheu, você é que nunca se deitou nela. Para uma vida que consiste em “progredir”, de porta até porta, o descanso não possui significado. Você esta morto.

 

por  Luís Camargo

Uma resposta para “O homem de 1 metro e 70

  1. Ótima crônica, sua melhor até agora….Faltou assinar!

    Pollyana

Deixe um comentário