O papel da conectividade na política – Parte 2

Por Vivian Ito

O tempo se fragmenta, se transforma e se expande, é a nova escassez. A organização da mídia tradicional vem de um ambiente no qual a informação era escassa e o tempo era abundante. Essa equação está sendo invertida, temos um tempo fragmentado e escasso, e uma informação cada vez mais difícil de apurar e administrar.

Isso tem a ver com os hábitos culturais e com a nova forma de consumo da informação. Com a rapidez com que ocorre este processo, a apuração dos fatos a serem informados é cada vez menor. Walter Benjamim dizia, que a informação divulgada pela mídia é a ‘interpretação da interpretação’, ou seja, a subjetividade do homem comunicador e o ponto de vista que este oferece ao seu público nunca será a verdadeira realidade. O problema deste fato é que a medida que os indivíduos se conformam com ter esta informação, mais se distanciam das experiências, ou seja, do fato real. Na atualidade, o pensamento de Benjamim pode ser observado claramente na rapidez com que a indústria da informação está trabalhando, especialmente quando ligada a política.

Com os sites oficiais dos partidos políticos, muitos jornalistas e eleitores se mantiveram informados apenas pelos fatos oficiais e não procuraram contra-pontos das histórias. O jornalismo hoje é consumido em pílulas, quando no passado poderia ser considerado um banquete. Apesar da conectividade ser constante, o tempo das pessoas é fragmentado e o tempo dedicado a ler notícias é limitado, são muitos e pequenos espaços de tempo, ou seja a informação deve ser em grandes quantidades com poucas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s